segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ENERGIA NUCLEAR - Mitos e Realidades

Completam-se agora dez anos sobre a sessão de lançamento do livro Energia Nuclear – Mitos e Realidades que decorreu na FNAC-Colombo (14.Dez.2000). Na mesa estiveram, além dos autores, o Professor José Veiga Simão e Joaquim António Emídio (director-geral do jornal O MIRANTE, que editou a obra).
Hoje pode dizer-se, sem falsa modéstia, que o livro fez um percurso meritório e tem sido útil. Nesta entrada são apresentados comentários feitos ao livro por diversas individualidades.

A energia nuclear vai continuar a ser um tema actual e deve saudar-se o aparecimento deste livro como sinal de sanidade e da convicção de que pela ignorância não se chega a nenhum lado onde valha a pena ir. (...)
A obra que agora Jaime Oliveira e Eduardo Martinho apresentam ao leitor coloca, de um forma sugestiva, didacticamente atractiva, e autorizada pela experiência e competência dos seus autores, a energia nuclear, sine ira et cum studio, como a alternativa que verdadeiramente é já, para além dos prováveis progressos futuros na sua segurança, desempenho e custo. Seria lamentável que receios injustificados levassem à recusa do seu estudo. (...)
António Manuel Baptista, Professor Jubilado da Academia Militar e notável Divulgador de Ciência, in Prefácio

Os estudantes portugueses têm muita sorte em poderem adquirir uma obra como esta.
Pierre Menessier, Engenheiro do Comissariado de Energia Atómica de França, 03.Novembro.2000

Energia Nuclear - Mitos e Realidadesé um importante contributo para a cultura científica.
Rosália Vargas, Directora de Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, do Ministério da Ciência e da Tecnologia, 13.Dezembro.2000

É de felicitar o editor pela ousadia -- para alguns -- de ter editado este livro, contribuindo assim para que a Sociedade do Conhecimento onde vivemos disponha de um documento onde possa aprender um assunto tão importante como é a energia nuclear. (...)
Estamos em presença de dois autores que dominam, com perfeição e profundidade, o estado da arte em que se encontra a energia nuclear. (...)
Não deixem de ler este livro e de o discutir. Era bom que ele fosse para as escolas, no sentido de constituir um desafio à análise e ao posicionamento rigoroso em relação a muitos aspectos de uma verdade que é uma só, a unidade teleológica do saber. Na evolução que tudo isto teve, socorro-me do pensamento de alguém que constitui o nosso deus terreno. O que é que nos diz Einstein -- um homem que oscilou entre certas aplicações da energia nuclear e o pacifismo -- sobre este assunto? Podemos reflectir sobre esta frase: As equações são mais importantes para mim, porque a política é do presente e uma equação é qualquer coisa para a eternidade. A vida de Einstein foi dividida entre a política e as equações, mas o seu amor às equações deixou uma lição para todos nós. Este livro é uma equação que deve ser lida.
José Veiga Simão, Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Coimbra e
ex-Ministro da Educação -- passagens da intervenção feita na sessão de lançamento do livro na FNAC - Centro Colombo, 14.Dezembro.2000.

Hoje, em que cada vez mais se fala de reactores nucleares, da aplicação de isótopos radioactivos na medicina, na agricultura e na indústria, do futuro da energia nuclear e, agora, até do famoso urânio empobrecido, os nossos alunos do 12.º ano de escolaridade não dispõem, infelizmente, de uma formação que lhes permita falar e discutir estes problemas. E é aqui queEnergia Nuclear - Mitos e Realidadesvem suprir este tipo de carência.
Asseguro-vos que este livro é utilíssimo para professores e alunos, e até para o público em geral. O Eduardo Martinho e o Jaime Oliveira tiveram o cuidado de aliar a sua prática e conhecimentos científicos a uma escrita simples, desenvolta, agradável e cientificamente correcta. E atenção! É vulgar ver textos sobre esta matéria, aparentemente cheios de ciência e repletos de asneiras. Ou ouvir noticiários televisivos que, muitas vezes, nos arripiam.
Artur Marques da Costa, Professor do Colégio Militar -- passagem da intervenção feita na sessão de apresentação do livro na Chamusca, 20.Janeiro.2001, in O MIRANTE, 25.Janeiro.2001

(…) o livro tem um carácter acentuadamente pedagógico, dado que se destina prioritariamente aos estudantes do ensino secundário (…) tem um cunho marcadamente didáctico, como é apanágio dos seus autores (…). A comunidade científica portuguesa está, pois, de parabéns.
J.J. Quintela de Brito, Presidente da direcção da Sociedade Portuguesa de Protecção Contra Radiações, in Radioprotecção, Volume I, Números 8 e 9, Dezembro.2000 e Maio.2001

A leitura deEnergia Nuclear - Mitos e Realidadesé muito interessante. Admirei a apresentação e as ilustrações. É um livro que é agradável consultar. Em França, não temos uma obra equivalente -- a única que poderia ser comparável é o livro de Yves Chelet [L’Énergie Nucléaire, Éditions du Seuil, 8.ª edição, 1975] publicado há mais de 25 anos; já não se encontra à venda e jamais foi reeditado. Em França, os editores não querem publicar obras que eu qualificaria de divulgação científica séria sobre o nuclear. Os ecologistas ficariam escandalizados...
Jean-Claude Carré, Engenheiro do Comissariado de Energia Atómica de França, 23.Abril.2001

É muito importante o livro acabado de editar paraobjectivaro(s) problema(s) que temos em mãos. (...) [Os autores] retratam com rigor científico e seriedade, como sempre, uma realidade que não pode ser esquecida ou distorcida.
Nuno Ribeiro da Silva, ex-Secretário de Estado da Energia e Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, 07.Maio.2001

Energia Nuclear - Mitos e Realidades”, a recente obra de Jaime Oliveira e Eduardo Martinho, tem como principal objectivo ajudar o leitor a compreender o papel da energia nuclear como uma das alternativas energéticas disponíveis. De acordo com os autores, a ideia de escrever este livro surgiu da necessidade de preencher a grande falta de informação que existe nesta matéria. Utilizando uma linguagem acessível mas sem perda de rigor científico, os autores esperam que esta obra possa ser útil a todos quantos, em geral,pretendam saber mais sobre os fundamentos de uma área técnico-científica que continua a prestar-se a controvérsias e mal-entendidos”.
in Água & Ambiente -- O Jornal de Negócios da Indústria do Ambiente, Ano 3, Número 31, Junho.2001

O livro, do prelo de uma editora ribatejana que publica um jornal regional, é uma interessante introdução à ciência e tecnologia nuclear, que inclui várias tabelas e ilustrações a cores. A preocupação didáctica é evidente por todo o livro. O prefácio -- uma saborosa apologia da Física Nuclear -- é de António Manuel Baptista, o conhecido divulgador da ciência (...).
Carlos Fiolhais, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, in Gazeta de Física, Volume 24, Fascículo 2, Abril-Junho.2001

Este livro, além de abordar um tema polémico, serve como manual de aprendizagem de diversos assuntos importantes quer para alunos e professores do ensino secundário e universitário, quer para um público mais vasto. (...)
Além de estar escrito numa linguagem científica simples e simultaneamente rigorosa, e com um estilo linguístico impecável, é acompanhado de fotografias e ilustrações a cores que, além de explicarem o texto, o tornam agradável de ler. (...)
A publicação deste livro é uma importante contribuição para a divulgação das ciências nucleares, para o aumento da cultura científica de alunos e professores do ensino secundário e universitário. É útil a existência desta obra em qualquer biblioteca.
António Pires de Matos, Investigador do Instituto Tecnológico e Nuclear, in Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, N.º 81, Abril-Junho.2001
http://www.spq.pt/boletim/docs/BoletimSPQ_081_076_12.pdf

LiEnergia Nuclear - Mitos e Realidadescom muito interesse. Por aqui falta um livro de divulgação como este.
Roberto Poledna, Investigador do Instituto de Radioprotecção e Dosimetria da Comissão Nacional de Energia Nuclear do Brasil, 13.Agosto.2001

Gostaria de agradecer o livro que me enviou e dizer que o seu conteúdo servirá com certeza para informar e educar todos os leitores. O livro, muito bem escrito, descreve claramente os pontos obscuros referentes ao uso da energia nuclear.
Luiz Carlos Leal, Investigador do Oak Ridge National Laboratory, Estados Unidos da América, 22.Janeiro.2002

A oferta do livro, sonhado e realizado para bem de muitos de nós – que pouco conhecemos da matéria – é, para mim, um magnífico presente. Olhei tão só para o layout, capítulos e ilustrações… e fiquei encantado.
J. Renato Araújo, ex-Reitor da Universidade de Aveiro, Janeiro.2002

A comunidade científica, por vezes, também desce à terra… e a prova disso é (…) um livro que simplifica conceitos científicos da problemática nuclear e que se destina sobretudo a alunos e professores do ensino secundário, bem como ao público de um modo geral.
Energia Nuclear – Mitos e Realidadesfoi o título escolhido para um trabalho de 200 páginas – editado pelo jornal O Mirante – diante do qual a sociedade do conhecimento internacional fez a devida vénia. Aliás, o reconhecimento interpares sobressaiu numa época particularmente polémica [em especial, devido ao debate sobre a utilização de urânio empobrecido em projécteis militares]. (...)
Energia Nuclear – Mitos e Realidadesé, sem dúvida, o exemplo de um trabalho de investigação que consegue cativar o público.
Helga Nunes, in ESEG-Magazine, N.º 2, Abril-Junho.2002 (ESEG: Escola Superior de Educação da Guarda)

Sem comentários:

Enviar um comentário