quinta-feira, 19 de junho de 2014

Miguel Mota sabe do que fala...

Miguel Mota, Público, 19.Junho.2014

Portugal vem há algumas décadas a cumprir uma lei que não está escrita mas que está a ser eficientemente cumprida. Essa lei, criminosa num aspecto e vergonhosa por outro, manda destruir toda a investigação científica pública que não seja das universidades. É criminosa porque já fez o país perder um valor astronómico, tanto do ponto de vista científico como económico.
[...]
Por outro lado, a “lei” é vergonhosa porque revela da parte das universidades (não encontro mais nenhuma razão) uma inveja e indicação de mediocridade de quem teme a comparação com as instituições de investigação científica.
A destruição é um facto e, das instituições que conheço, cito apenas três, que são hoje um resíduo do que foram: a Estação Agronómica Nacional, em Oeiras, a Estação de Melhoramento de Plantas, em Elvas, e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa. Enquanto puderam funcionar, todas deram à economia nacional várias vezes o dinheiro nelas investido.
A citada lei tem uma alternativa à destruição: quando possível, rouba-se ao Ministério em que se encontra a instituição e dá-se a uma universidade. Do que sei, isso já sucedeu pelo menos com duas instituições*. [...]

* Uma delas foi o "Laboratório Nuclear de Sacavém" que foi "dado" ao Instituto Superior Técnico. Ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário