sábado, 3 de maio de 2014

In Memoriam José Veiga Simão (1929-2014)

Prof. José Veiga Simão, Joaquim António Emídio e Eduardo Martinho (Dez.2000)


É de felicitar o editor pela ousadia - para alguns - de ter editado este livro, contribuindo assim para que a Sociedade do Conhecimento onde vivemos disponha de um documento onde possa aprender um assunto tão importante como é a energia nuclear. (...)
Estamos em presença de dois autores que dominam, com perfeição e profundidade, o estado da arte em que se encontra a energia nuclear. (...)
Não deixem de ler este livro e de o discutir. Era bom que ele fosse para as escolas, no sentido de constituir um desafio à análise e ao posicionamento rigoroso em relação a muitos aspectos de uma verdade que é uma só, a unidade teleológica do saber. Na evolução que tudo isto teve, socorro-me do pensamento de alguém que constitui o nosso deus terreno. O que é que nos diz Einstein - um homem que oscilou entre certas aplicações da energia nuclear e o pacifismo - sobre este assunto? Podemos reflectir sobre esta frase: As equações são mais importantes para mim, porque a política é do presente e uma equação é qualquer coisa para a eternidade. A vida de Einstein foi dividida entre a política e as equações, mas o seu amor às equações deixou uma lição para todos nós. Este livro é uma equação que deve ser lida.

José Veiga Simão, Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Coimbra e ex-Ministro da Educação – passagens da sua intervenção feita na sessão de lançamento do livro “Energia Nuclear – Mitos e Realidades” na FNAC - Colombo, 14.Dezembro.2000.

Adenda
por Roberto Carneiro, PÚBLICO, 04.Maio.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário