domingo, 16 de fevereiro de 2014

Falando de ensino pré-escolar


O ex-ministro da Educação Eduardo Marçal Grilo (EMG) (1.º Governo de António Guterres, 1995-1999) deu uma entrevista a Maria João Avillez (MJA)― ver aqui que foi publicada hoje no Público-2 (revista). É desta entrevista o seguinte excerto: 

EMG – […] em quarto lugar havia algo de muito importante que era a mensagem que o ministro lançava para a sociedade.
MJA – Qual era?
EMG – Uma delas foi muito simples: a importância da educação nos primeiros anos de escolaridade.
MJA – O célebre pré-escolar de que tanto falaram na altura?
EMG – Lançámos o pré-escolar, criámos as suas bases. Era uma grande preocupação minha que vinha do tempo em que dirigia o Conselho Nacional de Educação – antes de entrar para o Governo – e sobre a qual já muito escrevera. Os resultados de diversos testes demonstram que os miúdos que passaram pela educação pré-escolar são muito diferentes dos que não tiveram essa possibilidade. Há uma sociabilização da criança, o contacto com as letras, os números, as pessoas, o mundo, e isto é absolutamente essencial para o seu desenvolvimento.

Esta passagem do diálogo desencadeou em mim algumas recordações referentes a factos ocorridos na segunda metade da década de 90, entre as quais (1) uma carta que dirigi a um alto responsável (actual) do PS, e (2) um despacho de Marçal Grilo atribuindo uma menção de Excelência a uma educadora de infância.

Na referida carta ao responsável do PS, escrita em 08.Março.1995, dizia eu o seguinte:
[…] Apraz-me registar, em especial, a prioridade atribuída pelo Eng. António Guterres e a sua equipa à Educação. Embora tudo tenha a ver com tudo, e seja difícil, por isso, eleger uma área prioritária por excelência no meio de tantas que se encontram em situação preocupante, é também minha convicção que é aí, na Educação, que se joga, verdadeiramente, os amanhãs individual e colectivo.
E se me pedissem para identificar uma subárea por onde começar, eu não hesitaria: a educação pré-escolar. Por um lado, é imprescindível que a taxa de cobertura dos jardins-de-infância aumente significativamente e, por outro, importa que se ponha um cuidado particular na formação e reciclagem dos educadores de infância, que, a meu ver, são as pessoas com a missão mais delicada, porque mais portadora de futuro, no sistema educativo. […]

Dito isto, convém recordar que foi precisamente no 1.º Governo de António Guterres, sob a tutela de Marçal Grilo, que a educação pré-escolar registou um impulso assinalável.

Quanto à menção de excelência, em 24.Março.1999 foi publicado no Diário da República um despacho de Marçal Grilo (ver foto abaixo), em que se pode ler o seguinte:
Assim (...) é reconhecido (...) o mérito excepcional e é atribuída a menção de Excelente à educadora de infância Maria Helena Pinheiro Martinho (...) pelo seu invulgar empenho na causa da educação pré-escolar traduzido na dinamização de projectos, na procura de fundamentação científica e na disponibilização e na rentabilização da sua experiência junto de outros profissionais e da comunidade em geral.

Foi uma alegria para nós este justo reconhecimento de um trabalho que continua a ser notável. Basta pesquisar “Helena Martinho” no topo deste blogue, à esquerda, para confirmar isso mesmo.


Clicar para ampliar

Sem comentários:

Enviar um comentário