domingo, 23 de janeiro de 2011

Votei no Camões

13 de Janeiro de 1991, domingo esplendoroso de céu azul e de sol brilhando sem mácula. O São Pedro não se absteve no dia das eleições, para tranquilidade de uns e desespero de outros. Nem os santos conseguem agradar a gregos e troianos, está visto.
Àquela hora da manhã, o ar ainda um pouco fresco, já os carreirinhos de pessoas começavam a formar-se, uns para lá outros para cá, quais formigas diligentes que reservassem para si o direito de dar mais razão à sua cigarra.
Também eu fui no cortejo. Até à última hora, hesitei. Para mim, as cigarras – sem ofensa – tinham cantado muito bem. Que país se pode gabar de ter assim quatro candidatos de tão elevado calibre? [Esta é uma piada para o Mário Crespo, o que não teme a concorrência da televisão privada desde que possa contar com entrevistados de calibre elevado...] “Ouvindo-os, ninguém os leva presos”, dissera-me o amigo Zé Banana (não confundir com o caso das bananas que um candidato atirou à cara do outro), e era verdade. Daí a minha hesitação.
Uma coisa, sobretudo, me comoveu: eles eram todos muito amigos da juventude e dos pobrezinhos (pensionistas, reformados, etc.). Mas havia mais pontos em comum. Por exemplo: eram todos pela solidariedade, embora um fosse mais solidário do que os outros; telhados frágeis todos tinham, viu-se, ainda que o fax desse mais nas vistas; todos foram muito educados nos debates, mas dois levaram a coisa ao exagero; usavam todos bigodes, excepto três.
E foi nesta dúvida de não saber a quem dar o meu voto que meti os pés ao caminho. Tudo acabou por resolver-se em bem. Votei no Camões. À saída, deixei uma nota de cem na maca dos bombeiros. Atravessei a praça José Fontana de bem comigo próprio: tão cedo e... já tinha praticado duas BA (boas acções, em linguagem de escuteiros).
Para Outubro há mais. Até lá vai ser um “Deus nos acuda” de virtudes partidárias. “Agora nós”, já disseram uns. Os outros seguir-se-ão dentro de momentos

Texto publicado no jornal O MIRANTE em Janeiro de 1991
Ilustração:
http://img254.imageshack.us/img254/7707/l0774eo0.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário