domingo, 16 de janeiro de 2011

SCRATCH - Salto em Comprimento

Recordo aqui, para memória futura, uma incursão pela linguagem de programação Scratch (criada no MIT e disponibilizada em Maio de 2007) através de um projecto em que participei tendo por objecto uma modalidade desportiva: o salto em comprimento.

A utilização do Scratch teve a sua iniciação em Portugal com Teresa Martinho Marques, que concluiu o seu Mestrado em Tecnologias Educativas (Universidade de Lisboa, Outubro de 2009) com a tese “Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias educativas: Contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto formal de aprendizagem”, http://3zamestrado.googlepages.com/TESEMESMOfinalteresamarques.pdf .


http://kids.sapo.pt/scratch/projects/ffred/607


Nas respectivas Notas diz-se que o projecto “Salto em Comprimento” foi executado em parceria por "edmartinho" e "ffred". De facto, a minha colaboração consistiu apenas na elaboração do modelo físico-matemático do projecto, tendo o programa sido escrito por Fernando Frederico que é um conceituado especialista em programação Scratch.

A meu ver, o projecto é interessante e instrutivo do ponto de vista da aplicação da Física ao Desporto. Vale a pena explorá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário