quinta-feira, 23 de maio de 2013

Aquecimento global e alterações climáticas

Num artigo publicado recentemente na revista Environmental Research Letters, os autores concluem (com um grau de certeza de 97%) que o aquecimento global (e, portanto, as alterações climáticas e suas consequências) tem origem em actividades humanas, por exemplo em resultado da libertação de dióxido de carbono na produção de energia eléctrica utilizando combustíveis fósseis (ver aqui e aqui).

Esta conclusão está em consonância com a chamada curva de Keeling, um gráfico que representa a concentração de dióxido de carbono na atmosfera global ao longo do tempo (ver aqui e aqui).

As ondulações da curva correspondem a variações sazonais ao longo de cada ano

Num artigo do Público de 21 de Abril (ver aqui) lê-se o seguinte: «O desenvolvimento das energias renováveis disparou nas últimas décadas, os Governos fizeram planos de combate às alterações climáticas, mas o balanço é amargo. “A unidade média de energia produzida é hoje praticamente tãosujacomo há 20 anos”, reconheceu a directora executiva da Agência Internacional de Energia, Maria Van der Hoeven, na apresentação do relatório que mostra que o padrão energético do planeta não mudou, apesar “das muitas conversas dos líderes mundiais”.» (ver CO2 Emissions from Fuel Combustion – Highlights, 2012, aqui).

Em nenhuma das fontes citadas (tanto quanto pude observar) é relevado o interesse que haveria em debater a contribuição da energia nuclear – que não envolve a produção directa de dióxido de carbono – para a resolução do problema em causa. Isto acontece certamente por razões de natureza política. Oxalá não seja tarde demais quando os líderes mundiais, nas suas “muitas conversas”, acordarem para a necessidade de recuperar o tempo perdido.

Sem comentários:

Enviar um comentário