segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um Jardim de Infância onde tudo pode acontecer

Há uns anos, a minha irmã Lena [Helena Martinho, Educadora no Jardim de Infância do Vimeiro] encomendou à Amazon uns livros para os seus meninos. Explicou-lhes que o havia feito e que os livros viriam de avião… e teriam que passar por vários meios de transporte até chegarem às suas mãos…

Oh Lena! Achas que o avião podia passar por aqui e deixar cair os livros para não se gastar tanto tempo?

Hummmmm. Talvez... Acho que vou falar com eles...

Nascida ali a ideia, foi ao aeroclube da zona [Santa Cruz, Torres Vedras] e convenceu um dos pilotos a fazer um voo sobre o jardim, em dia a combinar. O resto ficaria por conta dela.

Uma costureira, avó de uma das crianças, em segredo construíu um pára-quedas grande e colorido. Depois a Lena aguardou a chegada dos livros. Atou-os ao pára-quedas e escondeu tudo. No dia certo, à hora combinada, momento de recreio, um contacto do piloto por telemóvel anunciava estarem os motores a aquecer… passados poucos minutos já o avião fazia vários voos sobre o Jardim, luzes acendendo e apagando, piloto acenando... (ela soube mais tarde que algumas pessoas da zona, surpresas, haviam telefonado ao aeroclube preocupadas com as manobras.)

As crianças, que ao longo do tempo foram sendo preparadas para a possibilidade, ficaram agitadas e felizes:

Lena! Lena! Deve ser o avião que traz os nossos livros!!!! Vamos ver! Vamos ver!

Sim, sim... mas primeiro vão já com a Cristina lavar as mãos porque está quase na hora do almoço e depois vêm ter comigo lá fora.

Saíu a correr, trepou a uma árvore com atrapalhação e prendeu o pára-quedas como se este tivesse caído dos céus e ali tivesse ficado suspenso...

Conseguem imaginar a festa, a alegria das crianças quando vieram ao exterior e deram com os livros na árvore? Pois...

E aqueles livros, para sempre com um significado especial, tornaram-se durante muito tempo o centro da vida... já fazendo crescer água na boca pelo aprender a ler um dia e decifrar-lhes todos os mistérios escondidos nas palavras...

Teresa Martinho Marques
http://tempodeteia.blogspot.com
Ilustração: http://kadaideia.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário