sábado, 26 de fevereiro de 2011

Uma bruxa muito especial...

As bruxas têm sempre nos meus grupos um lugar muito especial. Elas são em geral velhas tontas que fazem coisas inconcebíveis, mas que apresentam ao mesmo tempo traços do quotidiano infantil. São simultaneamente figuras misteriosas e anedóticas... assustadoras e hilariantes. E é assim que, de meio para meio, as bruxas tomam aspectos diferentes e diferentes são os rituais e os espaços que nos ligam a elas. Assim, se numa aldeia da Beira Alta as bruxas moram em casas abandonadas, apanham míscaros, preparam a vianda dos porcos e bebem vinho, numa vila como Tábua outras coisas podem acontecer...

Havia no Jardim de Infância um canto revestido a tijoleira com um fogão a lenha bem preto e sugestivo. Era a casa da bruxa. Tínhamos já feito um grande chapéu bicudo em cartolina preta e a bruxa tinha também disfarces e adereços: um xaile, o lenço para a cabeça, o espelho mágico, uma cesta de maçãs, uma grande colher de pau e claro... lenha para o lume.

Nessa casa, coisas mirabolantes aconteciam todos os dias. Faltava a vassoura mágica, importantíssima para os arrojados voos da bruxa pela sala... Foi assim que no dia da feira mensal partimos à procura de uma vassoura, daquelas mágicas. Não foi sem algum receio que o grupo se aproximou do senhor que vendia vassouras de milho painço. Decididamente, um velhote que vende vassouras voadoras, só pode ser um bruxo disfarçado... mas lá se fez a escolha e a compra foi feita. Claro que no regresso ao Jardim de Infância já iam três montados na vassoura. É verdade que de início, para alguns, foi de certo modo uma decepção verificarem que a vassoura não os levava realmente pelos ares, mas depois todos entraram na fantasia do jogo e a vassoura todos os dias voava nas nossas histórias.

A partir daí, nos nossos passeios pelo pinhal, aconteciam coisas misteriosas e divertidas... o barulho de um avião era a bruxa voando apressada na sua vassoura e o depósito da água passou a ser a casa da bruxa. Assim, sempre que aí passávamos havia batidelas na porta, perguntas e provocações feitas à bruxa, desafios sem resposta; a bruxa era muito dorminhoca.

Foi por essa altura que chegou a Tábua uma visita, a minha irmã Isabel, que por coincidência reunia na altura características típicas das nossas bruxas... vestida de negro, saia comprida, dois brincos numa orelha e um corte de cabelo que lhe deixava na nuca uma madeixa mais comprida. A juntar a isto... um sentido de humor muito especial.

De repente surgiu a ideia... A Isabel ia ser bruxa durante uma semana. Uma bruxa simpática e divertida que deixasse saudades em Tábua.

Para dar credibilidade à situação, nada como fazê-la aparecer no pinhal. Foi assim que uma manhã deixei a Isabel de chapéu de cartolina e vassoura de milho painço no depósito da água, esperando a nossa visita. No passeio pelo pinhal o grupo sentou-se à sombra do depósito para lanchar e surgiram como habitualmente os desafios à bruxa... e a bruxa apareceu mesmo, com um grande sorriso. Desta vez não estava a dormir... O momento foi de emoção e silêncio, mas logo apareceram balões multicores que a bruxa ia dando enquanto explicava que viera de Lisboa na sua vassoura...

Um minuto depois choviam perguntas... «Tu és mesmo uma bruxa?»... «Vieste de Lisboa sempre a voar?»... «Oh bruxa, nós lá na escola temos um chapéu e uma vassoura assim... não foste lá roubar dentro?»... «Por que é que tens o sol e a lua nessa orelha?»... «A tua vassoura voa mesmo? Voa lá um bocadinho...». A bruxa não tinha descanso e as respostas loucas que dava punham o grupo a rir. Contou peripécias da viagem, segredos de magias... e acabaram todos a fazer a dança das bruxas aos pulos pelo pinhal. Claro que à hora de almoço todos queriam levar a bruxa para casa, mas expliquei que ela era minha convidada especial e ia ficar uns dias comigo.

Foi assim que começou a semana das bruxarias... Todos os dias a bruxa aparecia na escola e tudo rodava à volta dela, das histórias que ela contava, das danças e jogos que ensinava, das magias que fazia.

Até que uma das crianças se lembrou que eu já lhes falara de uma irmã chamada Isabel... «Oh Lena, eu acho é que esta bruxa é a tua irmã de Lisboa

Deixei-os na dúvida... Com o tempo, e depois do regresso da bruxa a Lisboa, todos eles descobriram que o era realmente e, no entanto, a magia continuou. Quiseram escrever cartas à bruxinha Isabel e desenhar «retratos» dela. Mandaram uma cassette com as suas recordações e mensagens gravadas. Pediam-lhe constantemente que voltasse a Tábua.

E ainda hoje, dois anos depois, chegam cartas de Tábua com beijos para a bruxinha. Uma bruxa que aterrou em Tábua... um dia... por acaso.


Crónica de Maria Helena Pinheiro Martinho publicada
na revista Cadernos de Educação de Infância, N.º 8, 1988

NOTA
Relato de uma situação passada no ano lectivo de 1985/1986 no Jardim de Infância de Tábua (Coimbra).


Ilustrações (pela ordem apresentada) encontradas em:
http://www.eb1-vale-remigio.rcts.pt/act.htm
http://www.imagensdeposito.com/casa/40544/casa+da+bruxas.html
http://dancaharah.blogspot.com/2009/10/dia-das-bruxasa-bruxa-do-dia.html
http://ebvpancora5a.blogspot.com/2010/10/vassoura-magica-da-maria.html

ADENDA via e-mail recebido de Bruxelas enviado pela minha filha Maria Isabel:
Esta história da bruxa foi super-cómica. Ainda me lembro de um dos miúdos mais malandros estar à frente do grupo a chamar pela bruxa e, quando apareci de surpresa, ficou com os olhos esbugalhados e desatou a correr a gritar que afinal havia mesmo uma bruxa. Quando vi o ar atrapalhado de alguns deles, comecei a distribuir rebuçados para que não ficassem dúvidas de que era uma bruxa boa. Tive que inventar uma história louca que a minha vassoura estava estragada e que tinha que a pôr a arranjar, pois eles queriam à força que eu voasse. Boas recordações :-)

11 comentários:

  1. Como sempre adorei reviver... e vou partilhar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Este post está a propiciar o "reencontro" da Lena com as "crianças" de Tábua... e que hoje são "gente crescida", com vida própria. E está a ter o retorno mais reconfortante que uma educadora pode ter! Diz, por exemplo, a Andreia Madeira:
    «Que saudades tenho tuas e dos doces tempos do jardim de infância. És uma das minhas melhores referências... e marcaste definitivamente a minha relação com as bruxas :).»
    Sem comentários...

    ResponderEliminar
  3. Nunca me irei esquecer deste dia e da minha querida Lena! Uma boa formação na infância é a base de um alicerce fundamental para a vida, e tu deste-me essa base. Obrigada!

    Dalila Escaroupa

    ResponderEliminar
  4. Boas,
    sem duvidas uma experiencia inagualavel é impressionante que não me lembro se a criança reguila descrita pela "bruxa" se sou eu, mas é certo que se por acaso não era a minha pessoa, essa imagem se aplicaria a mim sem duvida!
    Lena,
    após a tua saida de Tábua, procurei-te por vales, por pinhais, pelas ruas, mas nunca mais voltaste, hoje te digo que olhei para uma foto que lá tenho tua dezenas de vezes após a tua partida e também te garanto que não foram poucas as vezes que falei com a Andreia sobre ti.
    Hoje deito uma lagrima de alegria em pleno trabalho num open space em Lisboa por te reencontrar aqui na net.

    Obrigada por tudo, se eu hoje sou o que sou também a ti te devo.

    Cumprimentos,
    Tiago Correia

    ResponderEliminar
  5. Olá Eduardo! Também me lembro de si :)

    Que dia feliz este em que reencontrei a minha Lena. Pareço uma tonta a sorrir e a dizer a toda a gente que reencontrei a minha educadora de infância... e hoje partilho as lágrimas de alegria com o Tiago com que dividi a tristeza e a saudade da nossa Lena.

    Sim, porque a Lena não foi mais uma educadora de infância nas nossas vidas, foi um furacão de alegria que entrou nos corações de todos os meninos e meninas que contagiou como uma forma especial de estar e uma forma especial de ser.

    Nunca Vila, há mais de 25 anos quase aldeia, a Lena chegou destemida, ousada e sobretudo disposta a inovar.... Sorte a nossa!

    A minha mãe costuma dizer que “sou igual ao meu pai, mas saio à minha educadora infância”… e que orgulho tenho nisso 


    Até breve

    Um beijinho

    Andreia

    ResponderEliminar
  6. Olá Dalila, João e Andreia
    Muito obrigado pelos vossos comoventes testemunhos. Imaginam certamente que, como pai da Lena, fico muito feliz por ela.
    Foi bom ter estado na origem do vosso "reencontro". Só por isto já teria valido a pena a decisão de me lançar na "aventura" deste blogue.
    Cordiais saudações

    ResponderEliminar
  7. Ola Eduardo,
    relembro-me da sua face.
    Atenção eu não sou o João, sou o Tiago :)
    Posso também informa-lo que nos momentos seguintes à minha leitura tinha um mail da Andreia na minha box a dizer "...encontra-mos a nossa Lena Tiago...", isto só prova e mostra o quanto ela nos marcou, a proxima vez que for a Tabua vou fazer scan das fotos que tenho da Lena.

    Abraços,
    Tiago Correia

    ResponderEliminar
  8. Lena, hoje percebi o significado de pessoa abençoada... por onde passas deixas trilhos como se desbravases a terra e deixasses boas sementes que se renovam ano após ano...como testemunham estes teus meninos grandes.
    Pois, eu lembro-me bem desta história da bruxa e tendo raízes bem profundas em Ázere e Lageosa (avós e pais)quando soube que ias ser educadora de meninos da minha terra fiquei muito feliz pois sabia, e eles agora também o sabem...que tiveram uma benção, tiveram a Lena, a melhor EDUCADORA DO MUNDO!
    Que tal organizarmos um encontro, em Tábua, em homenagem a esta EDUCADORA ABENÇOADA!
    Contem comigo, ZEZA
    Que tal

    ResponderEliminar
  9. Olá Tiago,
    Queira desculpar a troca do nome, não sei onde tinha cabeça... Ou talvez saiba: os vossos testemunhos deixaram-me um tanto ou quanto atordoado!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria José (Zeza),
    A Lena irá ler o seu comentário e agradecer pessoalmente o seu testemunho.
    Mas eu não posso deixar de lhe dizer quanto as suas palavras são bonitas e tocantes. Obrigado!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Então o suposto encontro em Tábua para quando fica?
    Estou à espera da data!

    Cumps,
    TC

    ResponderEliminar