segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Carapito-84/85 ― Religião

O texto que se segue faz parte do relatório citado em  Se-Carapito-tivesse-ondas... produzido pela Educadora Helena Martinho no final de 1984/1985, ano lectivo em que trabalhou no Jardim de Infância do Carapito.


"A senhora educadora não gosta de ir à missa". Observação feita na igreja por um pequeno de três anos, a meio da missa de domingo. As crianças apercebem-se e ouvem os adultos falar. Acham estranho esta fuga à norma. Perguntam porquê... aos poucos entenderão que em pequena não ia, como eles, à igreja, à catequese, às missas, casamentos, baptizados, procissões e outros rituais religiosos. A sua vida está tão ligada a essas experiências como a minha nunca esteve. Ao mesmo tempo apercebem-se de uma atitude interessada. Participo nas suas dramatizações de casamentos religiosos, nas procissões que improvisam, nos cânticos que trazem das missas. Eles benzem-se antes de qualquer actividade "mais difícil" ou de maior cuidado e, se vamos brincar para o adro da igreja, têm a liberdade de ir rezar lá dentro. Sentem que não os critico, apesar de ficar de fora.
Cedo deixarão de se espantar com a minha não participação nas missas e festas religiosas da aldeia. Esse problema acaba por ser ultrapassado.
Sinto que outra conquista foi feita de parte a parte.

Sem comentários:

Enviar um comentário