domingo, 30 de agosto de 2015

"Escândalo" revisitado


1. O “escândalo” a que me refiro teve lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2011, aquando de um concurso para Professor Catedrático no Dep. de Geologia. A tramóia consistiu na reprovação em “mérito absoluto” de Fernando Ornelas Marques, que é um dos geólogos mais notáveis da actualidade no panorama nacional, com “projecção na comunidade científica internacional “.

2. Denunciei a injustiça neste blogue através de várias entradas. 
Escândalo num concurso universitário, de Maio de 2012, teve até hoje 1196 visualizações.

3. Por que motivo voltei agora a este assunto? Porque Sampaio da Nóvoa (SN), que era então Reitor da UL, decidiu candidatar-se à Presidência da República. Entendi que era meu dever contribuir para o escrutínio desta candidatura, na perspectiva de João Miguel Tavares [artigo “A falta de escrutínio em Portugal” - PÚBLICO, 02.Jul.2015]: é importante saber “que decisões tomou [SN], grandes ou pequenas, na medida em que elas contribuam para traçar o perfil de quem se propõe ocupar o cargo mais elevado da nação.”

4. Voltei ao assunto, mas abordei-o de uma maneira diferente da que tinha adoptado anteriormente. Primeiro, procurei descobrir o facto incontestável que ditou a vil "expulsão" do concurso de Fernando Ornelas Marques e, depois, procedi à análise de três aspectos complementares associados à “marosca”.

5. Esta é a justificação dos quatro posts seguintes:




Sem comentários:

Enviar um comentário