terça-feira, 17 de maio de 2016

O meu Bairro – Restaurante Prato Cheio


A rua António Pereira Carrilho (Lisboa, Arroios) tem vários restaurantes de bairro entre o Largo do Leão e a rua Alves Torgo. Por razões de natureza pessoal que não vem ao caso detalhar, só ultimamente fiquei a conhecer melhor o restaurante Prato Cheio. É certo que entrava aqui regularmente, desde há vários anos, sobretudo para a entrega semanal de uma aposta no Euromilhões, mas (e este é o ponto que interessa) não conhecia a cozinha...


Como a vida é feita de acasos, recentemente eu e a Piedade passámos por lá, entrámos e ficámos clientes. Atraiu-nos a qualidade, a variedade e o preço dos "pratinhos", o sossego da sala à hora de almoço e a simpatia pessoal de quem nos recebe.
O Prato Cheio tem pessoas e um passado por detrás, mas o melhor é deixar que seja a Paula Antunes a contar a história... de que ela é actualmente a protagonistas principal:

Maria de Lurdes Antunes e Libânio Antunes
«O meu Pai (Libânio Antunes) e a minha Mãe (Maria de Lurdes Antunes) tomaram conta da empresa em 1965.
A minha irmã mais velha (Ana Margarida Antunes) era pequenita e durante uns tempos até brincava aqui, dentro de um grande caixote de madeira.

Paula e Ana M. Antunes à porta do restaurante em 1976

Carlos Abreu e Paula Antunes

O Carlos Abreu juntou-se-nos em 1970.
Em 2001 a minha Mãe faleceu e poucos meses depois o meu Pai afastou-se um pouco do Prato Cheio, deixando o Carlos e outro empregado, que também já cá estava há muitos anos, encarregados de prosseguir com o negócio.
Entretanto, eu, que desde muito pequena ajudava aqui, primeiro por brincadeira e mais tarde mais a sério, percebi que deveria tentar continuar o negócio da família.
Tentei adaptar a forma de atendimento e algumas receitas aos tempos mais modernos e à procura dos clientes da zona.
Fizemos umas remodelações e eu, com a experiência e os conselhos do meu Pai, avancei para a continuação desta aventura. Foi em Agosto de 2008.
O meu Pai faleceu em Dezembro de 2012 e, desde então, todos os dias que venho trabalhar é nele e na minha Mãe que penso, no orgulho que gostava que tivessem de mim, apesar de todas as dificuldades que alguém com este tipo de negócio tem de enfrentar nos dias de hoje.»

2 comentários:

  1. Cliente regular há já alguns anos, é com emoção que leio este testemunho a um espaço que comparo ao "Cheers", o bar da série dos anos 80. Sinto-me em casa, sou recebida com um sorriso, há olhares cúmplices e entendidos no que toca a pequenos detalhes, hábitos, gostos, há pratos e sobremesas aos quais já sabem que não resisto, há acima de tudo amor e dedicação!
    Que o Prato Cheio continue a ser um espaço de referência na Pereira Carrilho!

    ResponderEliminar
  2. Que elogio maravilhoso.
    Muito obrigada Maraffaada :))))

    ResponderEliminar