sexta-feira, 27 de maio de 2016

Em certos meios... as críticas não são apreciadas!

Abaixo o nacional-estalinismo!
Francisco Teixeira da Mota
PÚBLICO, 27.Maio.2016

[...] Se a semana passada falámos da condenação judicial de um oficial aviador por expressões escritas num blogue sobre um candidato presidencial, esta semana aproveitamos para contar a história do capitão-de-mar-e-guerra na reserva Jorge Silva Paulo que, desde finais de 2012, tem escrito nas páginas do Diário de Notícias crónicas sobre a Armada. Nesses textos críticos, tem tomado posição contra o "lobby dos oficiais da Marinha” e insistido na necessidade de a Marinha, enquanto parte das Forças Armadas, se subordinar e distinguir do poder civil, exercendo funções de defesa e não de segurança interna, não lhe cabendo, por exemplo, fiscalizar as pescas. Tais crónicas desagradaram ao Almirante Luis Macieira Fragoso, Chefe do Estado-Maior da Armada e, simultaneamente, Autoridade Marítima Nacional – acumulação de que o cronista discorda veementemente – pelo que, em Março de 2015, apresentou uma queixa à Procuradora-Geral da República, acusando o capitão-de-mar-e-guerra da prática dos crimes de "difamação de pessoa colectiva" e de "violação de segredo de Estado".
A história vem contada no blog proa-ao-mar e teve um final feliz: depois de uma ampla investigação, a Polícia Judiciária Militar concluiu que não existiu qualquer crime de violação de segredo de Estado, até porque o documento que o capitão-de-mar-e-guerra Jorge Silva Paulo referira num dos seus textos nem sequer era um documento classificado.
O Ministério Público mandou, para nosso descanso, arquivar o processo, mas os militares fora da efectividade de serviço que gostam de pensar alto ficam a saber que, por mais direito que tenham a dizer o que pensam, sempre encontrarão borrascas.

NOTA - Conheço o Jorge Silva Paulo desde "menino", quando era colega de escola e amigo dos meus filhos. Sempre o apreciei pela sua inteligência e espírito crítico. Agora fez-se justiça, a que Francisco Teixeira da Mota deu o justo relevo. Parabéns, Jorge!

1 comentário:

  1. O reconhecimento de determinadas pessoas, como o do Eduardo Martinho, amigo de décadas, é um elemento muito importante para ajustar a rota!
    Obrigado
    Abraço amigo

    ResponderEliminar