Dia 21 de Outubro, às
17h30, no Instituto Camões, o ensino das Ciências nos jardins de infância
estará em debate, com base na apresentação pública de um novo estudo da
Fundação. A Ciência existe na educação pré-escolar, dos 3 aos 5 anos, em Portugal? Quais
são os conhecimentos, atitudes e competências valorizados na promoção da
desejável literacia científica de crianças antes da idade escolar? Serão as
nossas salas dos jardins de infância “amigas das ciências”? Apresentam-se os
resultados de um estudo nacional em que se identificam as características de
uma “sala amiga das ciências” e mostram-se boas práticas de promoção da
literacia científica, apresentadas na forma de relatos de práticas.
* * *
Projectos da Educadora de Infância HELENA MARTINHO
(Jardim de Infância do Vimeiro) incluídos no livro:
(Jardim de Infância do Vimeiro) incluídos no livro:
Projeto «Viagem ao mundo da luz» – no âmbito do
Concurso Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho 6 meses a realizar
experiências de Física sobre os fenómenos: reflexão, refração da luz e sombra,
entrecruzando esse lado experimental com atividades de educação artística.
Registo sistemático do percurso do projeto, em desenho, texto, fotos, vídeo.
Elaboração de exposição final com todo o material criado/explorado.
Projeto de Biologia – Descobrindo os
pequenos animais nossos vizinhos Projeto em parceria com uma mãe formada em
biologia e um pai Professor de Ciências. Incluindo: saídas de campo; Observação
durante as saídas com lupas e copos‑lupa; recolha, observação e registo de insetos e
aracnídeos, com utilização de lupa binocular; desenho das observações
realizadas; sessão informativa com os referidos pais para destrinçar os
conceitos e aprender terminologia a específica dos seres vivos observados.
Sem comentários:
Enviar um comentário