quinta-feira, 4 de outubro de 2012

“Pipe Dream” ou um Sonho de Palácio

Esta é a história do nascimento de um palácio no Jardim de Infância do Vimeiro, em resultado da conjugação de duas ocorrências:  
(1) o facto de o Jardim integrar este ano o projecto europeu Comenius (ver informação aqui), tendo em vista a criação de “O fascinante mundo dos contos de fadas na Europa”, e
(2) a "descoberta" da obra de arte pública “Pipe Dream – Fanfare for the Common Man” do artista plástico Tim Bavington (ver vídeo aqui).
Tim Bavington e a sua obra de arte pública instalada em Las Vegas
Um grupo de pais e a Educadora, durante as férias do Verão, prepararam uma surpresa para as crianças a chegar em Setembro. Além da pintura da parede, foram utilizados tubos de cartão, provenientes de ateliers de arquitectos e lojas de tecidos.
A arquitecta Ana Timóteo, mãe de uma das crianças, orientou toda a construção da parede do palácio segundo a ideia e o estudo de cores da obra do referido artista.
Uma intervenção fantástica teve também o seu pai Miguel Timóteo que imaginou, construiu e montou, com o apoio do seu genro, uma estrutura metálica para colocar os tubos na vertical, com porta, pérgula e tudo!
Para a pintura dos tubos foram desafiadas algumas mães, um pai e ainda a Auxiliar do Jardim que puseram a praia de lado para passar uma manhã entre tintas multicores!...
O palácio já montado no Jardim de Infância
Enquanto as transformações iam decorrendo, a Educadora foi confeccionando um guarda-roupa palaciano e, agora, até um cadeirão do restaurante O Braga foi transformado em trono.
A obra ficou exactamente como imaginada e está já a fazer as delícias do grupo… sobretudo das princesas que não querem sair de lá… Lá mais para o fim do ano lectivo havemos de ter mais histórias interessantes para contar.

Helena Martinho
Educadora do J.I.Vimeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário