quarta-feira, 21 de março de 2012

O arco-íris visto de um jardim-de-infância...

Parece consensual que a Ciência deve estar presente na Educação/Formação dos jovens desde muito cedo, mas na idade pré-escolar há um desafio adicional: Como desenvolver um projecto de educação científica num jardim-de-infância sem perder a riqueza da leitura divergente, poética e artística dos fenómenos estudados?

As explicações que se seguem sobre o arco-íris – produzidas por crianças do Jardim de Infância do Vimeiro – foram o ponto de partida para uma "Viagem ao Mundo da Luz" [http://www.slideshare.net/3zamar/viagem-ao-mundo-da-luz-1-prmio-cincia-na-escola-helena-martinho], projecto desenvolvido pela Educadora Helena Martinho no ano lectivo 2009-2010, o qual conquistou o 1.º lugar do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola – Artes da Física” para o ensino pré-escolar.


▪ Hoje de manhã havia um arco-íris! Ele estava a seguir-nos! A perseguir-nos na estrada! Quando parávamos, ele parava. Quando avançávamos, ele corria… Depois fugiu… e pensámos que ele tinha ido abaixo… e depois ele apareceu à frente do carro. Parecia mesmo que ele estava a brincar às escondidas.

▪ Eu acho que o arco-íris anda a rodar porque a Terra também anda a rodar!

▪ Se o arco-íris viesse aqui para dentro da Escola já não podia sair… se a porta estivesse bem fechada!

▪ Mas ele pode transformar-se em transparente e sair da Escola!

▪ O arco-íris voa!

▪ Não se consegue agarrar o arco-íris. Ele é transparente e se o agarrarmos não estamos a agarrar nada…

De que é feito o arco-íris?

▪ De cores… de sol e de chuva…

▪ Vem das nuvens…

▪ É feito de pintura… de tintas invisíveis…


De onde vêm as tintas?

▪ Do atelier do meu pai!

▪ Mas era preciso o homem mais alto do mundo para chegar ao céu e pintar o arco-íris…

▪ As pessoas que já estão mortas se calhar levaram tintas nos bolsos e atiram tintas de uma nuvem para a outra e depois atiram para o Sol de manhã cedo … quando ainda não está muito quente… atiram para lá e faz o arco-íris!

▪ As pessoas que já foram para as nuvens ficam lá em cima a segurar o arco-íris e encaixam o arco-íris no céu.

▪ Eu acho que é um senhor com um pincel nas costas e sobe um escadote bem alto e atira-se cá para baixo e vai fazendo riscas no céu pelo caminho.

▪ Se calhar põe-se uma semente de arco-íris e depois ele cresce!

▪ Quando eu era bebé pensei que as pessoas tinham pérolas de várias cores e que mandavam para o céu e ficava lá o arco-íris de várias cores…

▪ Eu acho que o arco-íris nasce com a luz do Sol!


Será possível fazer um arco-íris sem chuva e sem Sol?

▪ Eu acho que com uma lanterna se pode fazer…

▪ Uma vez, em casa da minha tia, eu estava a tomar banho com mangueira e fez o arco-íris à minha frente!

▪ E na piscina coberta, uma vez, apareceu um bocadinho de luz que vinha da janela e depois apareceu um arco-íris no ar à minha frente.

▪ E se houver água no chão até faz o reflexo do arco-íris no chão!


Fotografias: Trabalhos de crianças do Jardim de Infância do Vimeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário