domingo, 11 de março de 2012

Eu quero que os meus filhos falhem


No passado dia 5 de Março foi publicado um artigo de Joshua Raymond no site http://rochestersage.org que julgo ser relevante para pais e educadores.
O que se segue é a versão em Português produzida a partir da versão francesa: http://butsana.wordpress.com/simon-pierre/je-veux-que-mes-enfants-echouent .
Mais do que o exacto rigor das palavras traduzidas – que é importante –
preocupou-me a essência da mensagem. Espero tê-la respeitado.


Eu falhei mais de 9000 lançamentos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos, 26 vezes confiaram em mim para marcar o cesto decisivo e falhei. Eu falhei muitas vezes na minha vida. Foi isso que me permitiu ter sucesso. – Michael Jordan
O aluno a quem não se exige nunca que faça aquilo que não é capaz de fazer, não faz nunca aquilo que é capaz de fazer. – John Stuart Mill

Eu quero que os meus filhos falhem. O fracasso não está provavelmente na lista das vossas prioridades do que querem para os vossos filhos, mas devia estar. O fracasso é uma das experiências mais importantes que os vossos filhos podem ter. O caminho para o sucesso está cheio de fracassos porque os fracassos ensinam-nos como ter sucesso.
Eu quero que os meus filhos falhem. É só quando falham que eles têm uma oportunidade de levantar-se. É só quando falham que eles aprendem a trabalhar arduamente. É só quando falham que eles aprendem a distinguir o que funciona do que não funciona. É só quando falham que eles aprendem que, por vezes, as pessoas precisam de ajuda. É só quando falham que eles aprendem a ter empatia por aqueles que têm dificuldades. É só quando falham que eles aprendem que a vida nem sempre é justa. É só quando falham que eles aprendem o que é ser humano.
Eu quero que os meus filhos falhem, mas não até ao ponto em que eles já não têm energia emocional para continuar. Neste momento aqui estou eu a ajudar a preparar uma apresentação, passando tempo a trabalhar com os meus filhos para que eles sejam bem sucedidos, dizendo-lhes que eu creio que eles podem ter sucesso se continuarem a tentar. Mas eu não poderei estar aqui sempre, portanto é preciso que eles interiorizem esta motivação de maneira a poderem ter sucesso mesmo que chegue um dia em que ninguém mais acredita neles.
Eu quero que os meus filhos falhem, mas não até ao ponto em que eles já não sabem como alimentar-se, encontrar abrigo ou vestir-se. Enquanto eles estiverem sob a minha dependência, as consequências do fracasso não constituem nenhuma ameaça para a sua saúde nem para o seu bem-estar. É este o momento para eles aprenderem a ter sucesso através dos fracassos.
Eu quero que os meus filhos falhem nas aulas. É esta a verdadeira educação! Eu não quero que eles pensem que o sucesso é fácil, mas quando uma criança é suficientemente brilhante para aprender com um esforço mínimo e é recompensado com as melhoras notas por isso, ele/ela correm o risco de começar a pensar que não é necessário trabalhar arduamente para ser bem sucedido. Eu quero que eles lutem, que eles não tenham sucesso à primeira tentativa, que eles aprendam que pedir ajuda não é um sinal de fraqueza ou de falta de inteligência, eu quero que eles vejam que o sucesso é muitas vezes um longo processo.
Eu quero que os meus filhos falhem. Esta é a razão por que nós complementamos a sua instrução em casa. Nós desafiamos os nossos filhos com matérias que estão acima do seu nível escolar. Através destes exercícios, que eles acham por vezes muito difíceis, eles aprendem que há uma forte correlação entre o esforço desenvolvido e o resultado alcançado. Quando as notas são más, eles aprendem que é preciso fazer ainda mais exercícios para melhorar. Esta atitude conduzi-los-á mais longe do que a sua inteligência natural.
Eu quero que os meus filhos falhem – e vós deveis desejar o mesmo para os vossos. Se os vossos filhos estão lutando, ajudem-nos a aprender a ter sucesso. Não tornem o sucesso fácil para eles, mas ensinem-lhes as competências de que necessitam para ter sucesso. Se por vezes os vossos filhos não estiverem lutando na escola, perguntem porquê. Peçam um programa de trabalho que constitua um desafio para eles e os façam trabalhar duramente para obter os resultados pretendidos. Aprender a ter sucesso para lá do fracasso é uma das competências mais importantes que eles podem adquirir.
Eu quero que os meus filhos falhem. É desta maneira que eles aprenderão a ser bem sucedidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário