quarta-feira, 2 de março de 2016

Obrigado, senhor Marques!

Eu não sei muitas coisas. E uma coisa que eu não sabia é que um pardal da rua podia considerar-me seu tutor!

A história começou no regresso a casa após um passeio a pé. Atravessávamos o Largo do Leão quando o meu filho Paulo Miguel, então com uns 12 anos, descobriu no chão um pardal quase completamente “despido” de penas, certamente caído do ninho. Agarrou nele e, condoído, pediu-me para o levarmos para casa. Antevi dificuldades, mas acedi ao pedido.
A primeira dificuldade consistiu em descobrir o que poderia dar-lhe a comer e como fazê-lo. Com os meus quatro filhos pequenos a dar palpites, uma sugestão daqui, outra dali… e a coisa resolveu-se. Miolo de pão misturado com gema de ovo cozido e água, tudo servido com um palito, foi a dieta inicial. E o pardal foi crescendo.
Quando começou a ficar mais forte e com penas, passou a sair da caixa acolchoada onde passava o dia e pernoitava. Um dia voou! Ia para a cozinha, onde tomava banho numa tina, mas a casa era toda dele. Entrava na sala de jantar, passeava-se pela estante dos livros, quando lhe apetecia vinha para o meu ombro, à noite recolhia-se debaixo do meu cabelo… enfim era quase um membro da família. Só que houve um facto que começou a criar mal-entendidos: o pardal não sabia que era feio defecar em qualquer sítio... E a sentença chegou: o pardal tinha de ir para outro lado. 

Como o meu gabinete no Laboratório Nuclear de Sacavém ficava situado num espaço ajardinado, pensei que seria agradável para ele viver aí. Um dia levei-o. Abri a janela do gabinete, destapei a caixa e… fiquei à espera, a ver o que acontecia. Ele olhou para o jardim, virou-se para mim e… voou em direcção ao meu ombro. A cena repetiu-se duas ou três vezes. Aí, comecei a pensar que tinha ali outro problema. Voltei a pô-lo à janela, saí do edifício e fui colocar-me a uma dezena de metros do gabinete, na expectativa de que ele avançasse finalmente para o jardim. Era a minha ingenuidade a supor fantasias. O que o pardal fez foi voar da janela... para o meu ombro!
Estava eu encrencado sem saber como resolver a situação, quando passou um dos irmãos Marques, que trabalhava na secção de reprografia do Laboratório. Que faz aí com um pardal no ombro?! – estranhou ele. Olhe, estou aqui com um problema e não sei o que fazer. E contei-lhe a história. Diz-me o Marques: Eu resolvo-lhe o problema. Levo o pardal comigo, porque gosto muito de pássaros e tenho muitos em minha casa.
Uf, que alívio!

Sem comentários:

Enviar um comentário