sábado, 17 de novembro de 2012

O meu ex-aluno João Lin Yun


Hoje tive o grato prazer de almoçar com o astrofísico João Lin Yun, meu ilustre ex-aluno na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (curso de Física de 1978-1983) e actual professor no Departamento de Física da mesma Faculdade. Não contactávamos há uns trinta anos... Foi bom o reencontro. Conversámos demoradamente.

Deixo aqui dois registos, para memória futura.

O primeiro é para assinalar a sua acção como divulgador científico, autor que é dos livros Como arrefecer o Planeta (2008) e Vida no Universo (2011).


O segundo é para assinalar um desabafo pessoal publicado no seu blogue O rei vai nu!:

No nosso mundo há atitudes e pessoas muito feias! Como são nojentos os jogos políticos e acções que se planeiam e se fazem nos bastidores do departamento universitário onde trabalho! Que contraste com a fachada de pessoas evoluídas, intelectuais, supostamente avançadas! Se num primeiro momento suscitam ira, pelo dano que causam às pessoas, aos colegas, aos estudantes, à instituição, logo a seguir já só conseguem gerar pena. Pena dessas pessoas, tão primitivas mas que acreditam ser melhores que os outros e se orgulham das suas acções de uma fealdade extrema mas para as quais são cegos!

Há outras situações na mesma Faculdade a que se poderia aplicar um desabafo similar. É o caso da injustiça que afectou o geólogo Fernando Ornelas Marques, que foi denunciado aqui .

Sem comentários:

Enviar um comentário