domingo, 15 de abril de 2012

RPI atingiu a potência máxima há 50 anos


DIÁRIO DE LISBOA, 10 de Abril de 1962
O reactor nuclear instalado em Sacavém
atingiu os mil kW que é a sua potência máxima


«Desde ontem que o reactor da Junta de Energia Nuclear [Reactor Português de Investigação, RPI] , instalado no Laboratório de Sacavém,  passou a funcionar à potência máxima – 1000 kilowatts.

Tal resultado foi conseguido após ter sido completada uma série longa mas necessária de medições, com o propósito de adestramento de pessoal técnico daquele departamento.

Ao fim da tarde de ontem, atingida a potência máxima, o núcleo do reactor apareceu envolvido por forte luminosidade de cor azul celeste de rara beleza – radiação de Cerenkov – que, aliás, já começa a notar-se, embora com muito menos intensidade, à potência de 10 kilowatts.


Os trabalhos foram dirigidos pelo director-geral do Laboratório, dr. Carlos Cacho, e neles participaram todos os técnicos e estagiários do Serviço de Reactores Nucleares – eng.ºs Cordeiro Lopes e Baptista Menezes, drs. Martinho e Machado Jorge – conduzidos pelo dr. António Ramalho. O Serviço de Protecção Contra Radiações, sob a orientação do dr. Júlio Galvão, do qual fazem parte os drs. Vaz Carreiro, Ortins de Bettencourt e Amoreira, seguiu continuamente as operações. Presente esteve, também, o dr. Mendes Magalhães, médico do Laboratório. O eng.º David Anderson, da firma AMF Atomics, fornecedora do reactor, tomou parte especialmente activa nos trabalhos em questão.

Cordeiro Lopes e Eduardo Martinho
na sala de comando do RPI (Abril.1962)

Deu-se, assim, um passo muito importante no sentido da exploração do reactor em trabalhos experimentais da mais diversa natureza, designadamente no que se refere à produção de alguns isótopos radioactivos para aplicações em medicina, agricultura, etc. Corresponde, também, a um passo particularmente significativo num processo que principia com este reactor e termina nas centrais nucleares que, no futuro, vão ser utilizadas no País na produção de energia eléctrica



Fotografias do efeito Cerenkov no Reactor Português de Investigação in:

Sem comentários:

Enviar um comentário