segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Carapito-84/85 ― Os Ideais

O texto que se segue faz parte do relatório  Se-Carapito-tivesse-ondas... produzido pela Educadora Helena Martinho no final de 1984/1985, ano lectivo em que trabalhou no Jardim de Infância do Carapito.


Aqui cheguei, pois, a um meio físico e humano distinto de tudo quanto conhecia. Trouxe todos os ideais educativos que carrego comigo e que fazem no fundo parte da minha maneira de estar no dia-a-dia.
Frente ao desconhecido, como me encontrava, tinha sobretudo uma convicção: que vinha educar; o que para mim significa ajudar cada um a ser aquilo que tem de ser e não aquilo que queremos que seja. Acredito e aposto na originalidade, que deve ser protegida, incentivada, desenvolvida. O objectivo da educação que faço, ou tento fazer, é o crescimento dentro da diferença. O direito à diferença é fundamental em todas as etapas da vida física, psíquica e mental. Fundamental é conseguir conservar os traços característicos de cada indivíduo e não, como acontece em geral, tentar massificar as atitudes por ser mais fácil lidar com grupos homogéneos do que com pessoas bem individualizadas.
O sistema tradicional de repreensões e castigos encarrega-se de modelar os indivíduos em cada fase da estruturação do seu "eu" (que deveria ser único e subjectivo). Este sistema é primeiramente adoptado em casa, no ambiente familiar. Continua no meio exterior, e neste os estabelecimentos de ensino participam, em geral, no processo. A sociedade encarrega-se de fechar o mesmo. Assim, a evolução do indivíduo e, por conseguinte, dos grupos e das sociedades fica comprometida e sofre atrasos irremediáveis geração após geração.
Educar não é privar de... mas libertar para... 


A socialização não deve, pois, entender-se como adaptação a regras fixas como único meio de conseguir uma vida em grupo. Deve entender-se dinamicamente, como a possibilidade de uma vida em grupo mais activa e original, através das transformações que os indivíduos únicos lhe imprimem. A fuga à norma deixa de ser trágica e condenada e passa a ser o móbil, o ponto de partida para novas vivências em grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário