quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Formação pessoal em França

Depois de ter iniciado a actividade no LFEN (Laboratório de Física e Engenharia Nucleares, Sacavém) e participado na calibração inicial do Reactor Português de Investigação (Outubro.1961 a Setembro.1962), fui enviado para Paris em Outubro de 1962 para aprofundar a formação em Física de Reactores no CEA (Commissariat à l’Énergie Atomique), beneficiando de uma bolsa de estudo do governo francês. O objectivo consistia em frequentar o curso de Génie Atomique ministrado no INSTN (Institut National des Sciences et Techniques Nucléaires) situado no CEN-Saclay (Centre d’Études Nucléaires de Saclay).

O curso compreendeu: (1) parte escolar (5 meses) de formação geral, seguida de formação especializada entre cinco opções possíveis (neutronique, thermique, contrôle, métallurgie, protection); (2) estágio de 1 mês num dos departamentos do CEA; e (3) elaboração de um projecto de reactor (3 meses) proposto pela direcção do curso.

Da equipa de projecto faziam parte Martinho e Rouvillois – neutronique; Arvet-Touvet e Desbordes – thermique; Saby – contrôle; Gatel – métallurgie. Foi-nos atribuído o projecto n.º 6 intitulado Réacteur de propulsion navale de 20000 CV à eau pressurisée en circulation naturelle et à circuit primaire intégré, com as devidas orientações específicas. O curso foi concluído em Julho de 1963 com a defesa colectiva do projecto perante uma dezena de jurados designados para o efeito. O relatório final do projecto compreendia um resumo geral do estudo efectuado, e quatro tomos correspondentes às especialidades envolvidas, uma das quais era a neutrónica [1].


Como referido acima, do Curso fazia parte um estágio de 1 mês num dos departamentos do CEA. A escolha recaiu no Département des Études de Piles – Service des Expériences Neutroniques (CEN de Fontenay-aux-Roses:) devido ao facto deste serviço explorar Minerve, um reactor de investigação do tipo piscina semelhante ao RPI, embora com especificidades de experimentação muito próprias. O estágio realizou-se em Março de 1963 e foi orientado pelo chefe da equipa Minerve, René Vidal, tendo consistido basicamente na familiarização com as características e potencialidades típicas do reactor e na colaboração em trabalhos de investigação que se encontravam em curso. [Nota: No final, René Vidal manifestou interesse em que prosseguisse o estágio em Minerve, uma vez terminado o curso de Génie Atomique. Concluído o curso e obtida a necessária autorização junto do director-geral do LFEN, em Setembro de 1963 foi retomado o estágio que duraria até Março de 1965, primeiro com uma nova bolsa do governo francês (6 meses) e depois como Collaborateur Temporaire Étranger equiparado a engenheiro CEA (12 meses).]


Núcleo actual do reactor Minerve (CEN-Cadarache)

Uma das actividades mais relevantes realizadas em Minerve consistia no estudo de elementos de combustível irradiado noutros reactores nucleares, utilizando para isso diferentes espectros de neutrões, concretamente com uma componente epitérmica mais ou menos importante em relação à componente térmica. Daqui decorria a necessidade de estudar o espectro de neutrões em cada uma das configurações utilizadas nas experiências. Um estudo efectuado em três configurações distintas de Minerve permitiu concluir que a caracterização dos espectros de neutrões pelo método de oscilação conduzia a resultados mais precisos do que recorrendo à técnica de activação de detectores [2].

Uma outra actividade desenvolvida no Service des Expériences Neutroniques consistia na deter­minação de parâmetros nucleares como secções eficazes e integrais de ressonância. Em geral, na determinação destas grandezas recorre-se à técnica de activação, com e sem cobertura de cádmio, por ser a menos exigente em meios de experimentação. Em contrapartida, a perturbação do campo de neutrões originada pelo cádmio e a incerteza na energia de corte deste filtro constituem uma fonte de erro a ter em conta, nomeadamente quando a energia da ressonância principal é baixa e o integral de ressonância é pequeno comparado com a secção eficaz para neutrões térmicos. O método de oscilação utilizado em Minerve permite ultrapassar estas dificuldades porque a captura epitérmica é deduzida da taxa de reacção total subtraindo-lhe a taxa de reacção devida à captura térmica, após calibração do sistema com um material cuja secção eficaz varia como 1/v. Uma vez caracterizado o espectro de neutrões na posição central do núcleo do reactor com amostras de ouro, foram determinados os integrais de ressonância de absorção de manganésio, ferro, cobalto, níquel, cobre, zircónio e molibdénio. Para cada material, as experiências foram realizadas recorrendo a amostras com várias espessuras (fornecidas pelo Bureau Central de Mesures Nucléaires, Geel, Bélgica) de modo a obter curvas da secção eficaz efectiva susceptíveis de serem extrapoladas para a espessura “zero”, a partir de cujo valor era deduzido o integral de ressonância [3].

Nota: Este post constitui um registo para memória futura. 

[1] E. Martinho, X. Rouvillois: Projet nº 6 du Cours de Génie Atomique (Neutronique) - Avant-projet de réacteur de propulsion navale. INSTN, Saclay, France, Juin.1963
[2] E. Martinho, P. Menessier: Mesures de caractéristiques de spectres par la méthode d’oscillation. CEA/CEN - Fontenay aux Roses, France, SEN/MIN-74 (1965)
[3] R. Vidal, E. Martinho: Mesures des intégrales de résonance d'absorption (Mn, Fe, Co, Ni, Cu, Zr, Mo). Rapport CEA-R-2840  (1965)

Cf. Sítios da net para eventual consulta:

Em Fontenay-aux-Roses conheci ZOÉ, o 1.º reactor nuclear francês
La pile Zoé (Z comme zéro, O comme oxyde d'uranium et E comme eau lourde) est la première pile atomique française. La réalisation de ce réacteur nucléaire fut lancée en 1947 par Frédéric Joliot-Curie, alors directeur du CEA. Installée au centre d'études de Fontenay-aux-Roses, dans le fort de Châtillon, elle fonctionna pour la première fois le 15 décembre 1948 et vit, en 1953, sa puissance portée à 150 kW. Elle fut arrêtée en mars 1976.

Sem comentários:

Enviar um comentário