terça-feira, 17 de abril de 2012

O meu Bairro – Páscoa Ortodoxa na Igreja de São Jorge de Arroios

O meu amigo Alberto Bastos, jornalista e director do jornal O MIRANTE – conhecedor da existência neste blogue de uma secção intitulada “O meu Bairro”– teve a gentileza de me enviar uma “reportagem” sobre a celebração da Páscoa Ortodoxa na Igreja de S. Jorge de Arroios: http://tempoderecordar-edmartinho.blogspot.pt/2012/03/o-meu-bairro-igreja-de-sao-jorge-de.html . Faça o uso que lhe aprouver, disse-me ele. A iniciativa foi oportuna e bem-vinda, porque de há muito me cruzo com cidadãos ucranianos aqui no Bairro, especialmente ao domingo, quando o seu ponto de encontro ainda era a igreja anexa ao antigo Hospital de Arroios, situada na rua Quirino da Fonseca. São, pois, de Alberto Bastos, as palavras e as fotos que se seguem. Obrigado pela colaboração!

«Domingo, 15 de Abril, de manhã, estive no seu bairro. Fui assistir a uma cerimónia religiosa de celebração da Páscoa Ortodoxa na Igreja de S. Jorge de Arroios. É lá que está sedeada a capelania das comunidades ucranianas de rito bizantino. Mais de quinhentos ucranianos com os seus cestos com comida para ser abençoada seguiram a cerimónia que começou pelas 7 da manhã e durou mais de duas horas. A bênção das pessoas e dos alimentos já foi feita no largo fronteiro à Igreja porque os católicos estavam já a entrar para a sua celebração dominical.

Estive lá com a minha companheira Lyudmyla Belmega, uma cidadã ucraniana. No sábado à noite fomos do Entroncamento (onde continuo a residir) para a Falagueira, onde mora a irmã dela, a Svetlana e o marido Vassyly Budz. Assisti à preparação do cesto que seria levado no dia seguinte para a bênção. Folar, queijo, bacon, chouriço, toucinho fumado, ovos cozidos com casca pintada de várias cores, alho novo verde e cebolinho, chocolates.


No caso deles, que são da região de Ivano-Frankivsk, aldeia de Kobaki, já na zona dos Cárpatos, os alimentos foram todos cortados em pequenas porções, porque sendo o domingo de Páscoa um dia de festa e de paz, fazem por não usar facas no decorrer do mesmo.


A missa foi celebrada por um padre da Igreja Greco-Católica em língua ucraniana. Durante quase todo o tempo, um coro misto de qualidade acima da média fez com que toda a missa parecesse ser totalmente cantada. As fotografias em anexo ajudam a explicar um pouco melhor o que se passou.»

Sem comentários:

Enviar um comentário