A criança
é feita de cem.
A criança tem
cem linguagens
cem mãos
cem pensamentos
cem maneiras de pensar
de brincar e de falar
cem sempre cem
maneiras de ouvir
de se maravilhar
de amar
cem alegrias
para cantar e perceber
cem mundos
para descobrir
cem mundos
para inventar
cem mundos
para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(e centenas mais)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
que pense sem mãos
que trabalhe sem cabeça
que ouça e não fale
que compreenda sem alegria
que ame e se surpreenda
apenas na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
que descubra um mundo que já existe
e de cem
roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas
que não andam juntas.
Dizem-lhe em suma
que os cem não existem.
A criança diz:
ao contrário, os cem existem.
Loris Malaguzzi
(1920-1994)
Pedagogo, fundador da famosa Escola de educação pré-escolar de Reggio Emilia (Itália)
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