terça-feira, 31 de janeiro de 2017

In Memoriam Júlio Pistacchini Galvão (1925-2017)

Júlio Pistacchini Galvão, Investigador Coordenador aposentado e um dos fundadores do Laboratório de Física e Engenharia Nucleares (LFEN) da Junta de Energia Nuclear (JEN), actual Campus Tecnológico e Nuclear do IST-Universidade de Lisboa.
Licenciado em Ciências Físico-Químicas, pela Faculdade de Ciências de Lisboa, bolseiro do Instituto de Alta Cultura (IAC), no Centro de Estudos de Física Nuclear, IPO-Lisboa, iniciou a colaboração com a JEN ainda como bolseiro do IAC.
Frequentou o Curso de Engenharia de Reactores Nucleares, no Centro de Investigação Atómica de Harwell, Inglaterra. Participou no planeamento e programação do Laboratório de Física e Engenharia Nucleares e nas actividades relativas à sua construção e apetrechamento, tendo seleccionado o local para a respectiva implantação e colaborado na redacção do caderno de encargos do Reactor Português de Investigação, assim como na análise das propostas de fornecimento deste equipamento e na elaboração do respectivo Relatório Preliminar de Segurança. Continuação da biografia AQUI.

Júlio P. Galvão e Jaime C. Oliveira recebem o Presidente da República 
Ramalho Eanes numa vista ao Laboratório Nuclear de Sacavém (1980)

Júlio P. Gavão (2.º a partir da esquerda) na cerimónia que assinalou o 50.º aniversário do Reactor Português de Investigação (Sacavém, 2011)
 

1 comentário:

  1. Gostava de saber quem são os colegas da mesa. Estive no Lfen cerca de 10 anos.
    António Lebres

    ResponderEliminar