sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Sobre a Avaliação da Ciência em Portugal



The purpose of these notes is to present an objective view of the evaluation of Portuguese research units that is taking place and which, if not halted, will destroy a large part of a system that has taken years to build.


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Fautes d'orthographe...

Também em França se cometem erros ortográficos, 
neste caso gravados em grandes placas de bronze 
num monumento de homenagem a Voltaire...



O desporto em Portugal não é só futebol




O tenista João Sousa acaba  de passar à 2.ª ronda do Open USA, e a judoca Telma Monteiro consagrou-se ontem vice-campeã mundial na Rússia.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

“Não fomos competentes”…

…disse o presidente da Federação Portuguesa de Futeboao analisar ontem o comportamento da selecção nacional no campeonato do mundo no Brasil.
Que não houve competência, já todos tínhamos percebido. Não eram necessários dois meses para chegar a esta conclusão. 
E quais foram as consequências? Irrisórias!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Passa hoje um ano...


... sobre a publicação de uma entrevista dada a pensar nos meus tetranetos.

Insensibilidade, desmazelo e abandono


Consumada a “execução” das árvores que havia no Largo do Leão sem que mais nada tivesse sido feito pela autarquia desde o 4.º trimestre de 2013, a vida começou a despontar nos cepos que ficaram ao abandono.
Actualmente, a “recuperação” das árvores está cada vez mais imponente (fotografia acima), a ponto de quase já não se ver a placa avisando os automobilistas da existência de uma escola na vizinhança. 
A isto chama-se insensibilidade, desmazelo e abandono... que instalam fealdade onde podia haver beleza.

Vem a propósito citar o texto de Bagão Félix 
Ervas em vez de árvores (18.Ago.2014):
«Esta fotografia foi por mim tirada há pouco tempo. Numa das principais artérias da cidade de Lisboa. Ali crescem desordenadamente ervas e outras jazem num espaço onde podia haver relva e já houve choupos até há pouco tempo. Não houve protestos das pessoas nem dos pobres choupos quando estes foram degolados por nada, a não ser por insensibilidade. Reconheço que tem sido feito um importante esforço para cuidar melhor de jardins e espaços verdes. No entanto, em muitas zonas da capital, continua a haver desmazelo e abandono que em nada dignificam esta Lisboa que é uma cidade inigualável. [...]» 

sábado, 23 de agosto de 2014

A anedota da semana

O pagamento maciço de quotas em atraso a militantes já falecidos [do PS] no distrito de Braga “pode ser uma homenagem dos familiares”, disse a advogada-candidata Maria José Gonçalves. Ver AQUI

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Voltar sempre ao ponto de partida



Helena Damião
[…] O Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) tem recorrentemente alertado nos seus relatórios que “o professor faz a diferença”: se um sistema quer melhorar os níveis de aprendizagem tem de garantir a qualidade do ensino.
Não há responsáveis por políticas e medidas educativas de sistemas educativos que participam nesse Programa que possam, em consciência, alegar desconhecimento desta forte interdependência. E, no entanto, é como se de nada soubessem. […]

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Repete-se a cena do "nuclear" na Alemanha?


Episódio 1: Poderá a Alemanha prescindir do nuclear?

[..] Os problemas começam em casa, onde a saída repentina da chanceler Angela Merkel da energia nuclear, após o desastre de Fukushima no Japão e com a agressiva estratégia de investimento nas renováveis, intimidou a indústria alemã. Uma revisão recente da complexa lei das energias renováveis pouco fez para aliviar a incerteza em relação à política energética futura ou para atenuar os receios sobre a competitividade da energia alemã. "Em particular, as indústrias com uso intensivo de energia perderam a confiança no futuro da Alemanha como localização de empresas," disse Thomas Mayer, um antigo economista chefe do Deutsche Bank agora à frente do Instituto de Investigação Flossbach von Storch com sede em Colónia. "Penso que esta é uma questão importantíssima que vai ser um peso para a indústria alemã nos próximos anos." […]